A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica sistêmica que afeta as membranas das articulações, onde as mais envolvidas são as das mãos, pés, punho, tornozelo e dos joelhos. A característica elementar é uma sinovite inflamatória que acarreta destruição de cartilagem e erosões ósseas, tendo assim como consequência a deformidade articular (Harrison, 1994).
Indivíduos com artrite reumatoide têm tendência para um mau estado nutricional. Para além disso, alguns dos fármacos utilizados na sua terapêutica aumentam as necessidades de alguns nutrientes e, noutros casos, reduzem a sua absorção.
Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 podem auxiliar na redução da resposta inflamatória, enquanto que os ácidos graxos ômega 6 podem agravá-la.
O consumo diário de vegetais verdes e frutas frescas, como laranja, limão, damasco, melão, cereja, uva, mamão papaia e ameixa, por terem efeito anti-inflamatório, e as leguminosas que, por meio do zinco, auxiliam o sistema imune. Alguns estudos têm mostrado que o consumo de fontes de vitamina E auxilia na redução da dor em pacientes com AR, sendo encontrada em laticínios, aves, fígado, ovos, oleaginosas e gérmen de trigo.
É evidente que a alimentação sozinha não tem a pretensão de substituir o tratamento médico. Ela deve ser encarada como coadjuvante.
Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor
Rua Rio Grande do Sul, 135 – Mogi Guaçu/SP
Telefone: (19) 3361-1861 | Whatsapp: (19) 97115-5287