A fibromialgia é uma doença crônica, caracterizada por dores em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e articulações. Esta doença é também conhecida como “dor invisível” já que ela não está relacionada a lesões no corpo e sim ao funcionamento do Sistema Nervoso Central e ao mecanismo de supressão de dor.
Ainda não se tem sua origem determinada e nem cura plena, além de ser uma doença estigmatizada pela sociedade. Diante destes fatores, muitos portadores podem desenvolver sentimentos de desamparo e vulnerabilidade. A saber que atualmente cerca de 50% dos fibromiálgicos apresentam também Depressão.
Sabe-se que as emoções negativas podem influenciar nos níveis de dores, visto que há relatos de piora no quadro, principalmente quando os pacientes estão vivenciando situações de estresse ou humor deprimido.
Existem pesquisas que afirmam que a presença concomitante de “distúrbios psíquicos”, afetam ainda mais a qualidade de vida dos portadores da síndrome.
Desta forma, pacientes com fibromialgia que estejam com problemas emocionais e psicológicos tendem a ter níveis mais elevados de dor.
Vamos tratar bem nossas emoções e visar mais qualidade de vida, venha conhecer nossa equipe, estamos disponíveis para ouvi-lo e ajudá-lo em suas dores físicas e emocionais.