Mobilidade de Quadril e Dor Lombar – Parte 1

Mobilidade de Quadril e Dor Lombar – Parte 1

Educadora Física e Personal Trainer Letícia Guimarães
Ministra aulas de: Pilates Funcional

A mobilidade articular é um dos componentes da aptidão física considerada relevante para a execução eficiente de movimentos, para o desempenho esportivo, para a manutenção da saúde e para a preservação da qualidade de vida (Silva, Santos & Oliveira, 2006), podendo ser definida como a amplitude máxima fisiológica passiva de um movimento.

A prática esportiva inadequada, longos períodos na posição sentada, atividades diárias em posições incorretas podem ocasionar uma diminuição considerável nessa amplitude de movimento.

A falta de mobilidade de uma articulação pode levar ao aumento do stress das articulações vizinhas, e consequentemente às lesões.

Vejamos como exemplo a articulação do quadril, quando perde sua mobilidade, a musculatura e ligamentos (que deveriam fornecer suporte e estabilidade para a articulação) tornam-se mais rígidos e comprimidos.

Nosso corpo é uma máquina de compensações. Ele dá um jeito e continua a se mover da maneira mais confortável possível.

Nesse caso, a falta do movimento eficiente do quadril gera um excesso de mobilidade na região diretamente acima, a lombar. Logo, a coluna lombar começa a realizar movimentos que não são de sua responsabilidade, dando origem à dor lombar.

 

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA