Quando não dormimos um tempo mínimo adequado a nosso corpo e as nossas atividades diárias logo pensamos em repor esse tempo. Como? Compensando e dormindo mais assim que possível. Só que essa pode não ser a melhor opção, pode ser que após dormir mais você acorde ainda mais cansado e sem disposição.
Nos privar do descanso adequado é como pedir emprestado de um agiota, claro que você tem essas horas extras agora para cobrir sua estimativa excessivamente otimista, mas a que preço? Logo ele virá te cobrar, e com juros, colocando em risco sua saúde, sua criatividade, sem humor e seu bom desempenho do dia.
O risco começa a aumentar quando isso vira rotina! Somos criaturas de hábitos e mantemos estes por meio de ritmos circadianos. A comunicação entre os vários relógios do nosso corpo e o nosso relógio mestre no cérebro ajuda a regular nossos ciclos naturais de sono e vigília. O relógio mestre em nosso cérebro é chamado de Núcleo Supraquiasmático, que é sensível à luz e direciona nossos ciclos de vigília e sono.
Ele se sincroniza com a luz que entra pela retina e se regula de acordo; depois coordena-se com outros relógios corporais mais periféricos, usando sinais neurais ou hormonais, temperatura corporal central ou sinais de comer e jejuar.
Então, quando “lá fora” começa a escurecer, nós deveríamos preparar nosso corpo para o descanso e a calma, mas quem em sã consciência conseguiria fazer isso inserido nessa sociedade na qual vivemos?
Assim geramos mensagens confusas entre o cérebro e o corpo, que passa a sofrer e nos envia sinais como teimosia, irritabilidade, diminuição do moral. Esses são apenas alguns dos custos de não dormir o suficiente, nenhum deles é desejável. No entanto, de alguma forma, parece que a indústria de tecnologia ainda celebra um senso masoquista de honra sobre a privação de sono. Aliás as pessoas privadas de sono muitas vezes subestimam enormemente o impacto em suas habilidades, mostraram estudos. Então durma mais!
Existem várias técnicas para isso, uma delas é a acupuntura que age por mecanismos que interagem com o vias do ácido gama-aminobutírico (GABA) e suprime a atividade do sistema nervoso central (SNC). O GABA tem um efeito inibitório no cérebro, e é o principal neurotransmissor, juntamente com vários neuropeptídeos envolvidos no sono, além de possibilitar o aumento nos níveis de melatonina. Desta forma a acupuntura quando comparada com placebo e farmacoterapia mostra resultados estatisticamente significativos.
Texto: Caroline Zacariotto
Atuação com Fisioterapia Pilates Clinico e Medicina Tradicional Chinesa
Centro Multidisciplinar Pilates&Movimento – Terapia de Dor
Aqui nós formamos uma equipe especializada no alívio da dor.
Entre em contato pelos telefones:
☎(19) 3361-1861
(19) 97115-5287