A importância da respiração

A importância da respiração

Você já deve saber que é pela respiração que captamos o oxigênioe eliminamos gás carbônico.E que esse processo é importante para o bom funcionamento do nosso corpo, não é?

O que pode ser novidade para você é saber que durante a inspiração pelas narinas há um aquecimento e umidificação do ar para que ele chegue aos pulmões em condições ideais. E ao expiramos,também pelas narinas,umidificamos de volta a mucosa nasal. Por isso para mantermos as vias respiratórias hidratadas é tão importante manter a respiração sempre pelas narinas.Caso perceba que para você isso não é possível procure um médico.

Outra informação que pode ser útil saber é que,o nosso cérebro é o órgão que mais precisa de oxigênio para seu bom funcionamento. E que uma pequena baixa na captação de oxigênio pode trazer sintomas como cansaço, déficit de atenção, dores de cabeça eansiedade. Conforme envelhecemos há uma diminuição da captação de oxigênio, devido a modificações nos tecidos dos pulmões e menor mobilidade torácica. Esse declínio é natural do envelhecimento mas pode ser potencializado pelo sedentarismo, obesidade,insônia,tabagismo, estress e entre outros. Sabendo disso,além de se afastar de hábitos nocivos para a sua respiração que tal aprender a respirar?Isso mesmo. Para você utilizar melhor toda a capacidade dos seus pulmões e manter-se com boa vitalidade,vou te ensinar agora a respiração completa: Comece percebendo,como você está respirando neste momento.

A sua respiração está rápida ou lenta?Qual o volume de ar que entra e sai dos seus pulmões? E em que parte do seu corpo você percebe a respiração acontecendo,mais próximo ao abdômen ou mais altono peito?Para treinar a sua respiração sente-se agora de forma confortável com a coluna ereta. Relaxe os ombros, pescoço e a mandíbula. Coloque primeiro uma das mãos sobre oabdômen e ao inspirar indique o caminho do ar para baixo fazendo seu abdômen expandir-se. Perceba a sua mão sendo empurrada pelo abdômen. Ao expirar o abdômen retorna. Repita algumas vezes essa respiração abdominal. Agora coloque suas mãos sobre as laterais das costelas, abaixo dos mamilos. Ao inspirar indique o ar para as laterais fazendo suas costelas empurrarem as mãos. Perceba como está a mobilidade da sua caixa torácica. Repita algumas respirações. Deixe agora uma das mãos sobre o centro do peito e ao inspirar direcione o ar para cima. Sinta um pequeno movimento do tórax empurrando sua mão. Repita também algumas respirações. Se uma dessas respirações ainda for desconfortável para você,está tudo bem! É com o treino que você irá reaprender a respirar utilizando cada parte dos pulmões.

Quando estiver confortável para avançar no exercício você vai uniressas três respirações e  uma respiração completa.Para isso coloque uma mão sobre o abdômen e a outra sobre o peito. Ao inspirar indique o arpara baixo empurrando o abdômen, em seguida para as laterais e depois para cima,preenchendo bem os pulmões. Sinta a mão sobre o abdômen ser empurrada primeiro. Repita essa respiração algumas vezes mantendo sua atenção nos pulmões sendo preenchidos de ar de baixo para cima. E aos poucos permita que essa respiração fique quase sem nenhum esforço.

 

Conteúdo desenvolvido pela fisioterapeuta e instrutora de ioga Veronica Godoy
Atuação: Pilates Clínico e Ioga

Agende sua sessão ⤵
Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor
Rua Rio Grande do Sul, 135, Jd. Centenário – Mogi Guaçu/SP
Telefone: (19) 3861-1320
Whatsapp: (19) 97115-5287

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA