Na cavidade bucal, existem uma grande variedade de bactérias e microorganismos que frequentemente sofrem migrações para o resto do nosso corpo. Elas têm o potencial de tornarem patogênicas e se manifestar no resto de nosso organismo, portanto, o dentista é de extrema importância para compor uma equipe multidisciplinar que cuida do atleta!
Inflamação na gengiva, dentes quebrados ou cariados, são focos de bactérias que podem se espalhar, sendo assim, existe uma grande necessidade de consultas de rotina e prevenção, dessa forma, os atletas estarão cuidando da sua saúde bucal e sistêmica aproveitando o melhor rendimento no esporte.
Essa consulta é de extrema importância pelo menos 2 vezes ao ano, nela serão realizadas limpezas preventivas que removem placa bacteriana, principal causadora de doenças na gengiva, e também, avaliação da existência de outros focos de bactérias potencialmente patógenas.
Portanto, estabeleça uma rotina com seu dentista. Com a sua saúde bucal em dia, você estará mais próximo de alcançar sua vitória.
Texto por: Dra Laura Domingues