Alimentação na Gravidez

Alimentação na Gravidez

O período gestacional é constituído por aproximadamente 40 semanas, e durante esse período várias alterações emocionais e fisiológicas acontecem com a mulher.
A alimentação balanceada ao longo de todo período gestacional exerce papel determinante sobre os desfechos relacionados à mãe e bebê.

A gestação é uma fase extremamente importante, e que necessita de cuidados especiais, quanto ao uso de medicamentos, a prática de atividade física e principalmente a alimentação. A nutrição materna desempenha influência na fertilidade, no desenvolvimento fetal, nascimento e composição do leite materno. Contribui para prevenção de uma série de ocorrências negativas, como o ganho de peso indesejado, e assegura reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto.

Algumas consequências podem surgir durante esse período:

Náuseas: Ocorre no primeiro trimestre de gravidez. Pode evoluir para vômitos e tende a desaparecer no segundo trimestre. Para amenizar o problema, deve-se adotar uma dieta mais seca, evitando ingerir líquidos juntos com as refeições. Opção: biscoitos do tipo cream cracker ou maçã.

Constipação: Pode estar relacionado com a redução da atividade física, da motilidade intestinal diminuída, além da pressão aumentada no útero sobre o trato gastrointestinal. Devem ser utilizados alimentos mais ricos em fibras (frutas, vegetais, alimentos integrais) e consumir maior quantidade de água.

Azia: Também pode resultar da pressão aumentada do útero sobre o estômago. Evitar alimentos cítricos, condimentados, frituras, alimentos com gorduras e bebidas à base de cafeína.

Edema nos membros inferiores: Costuma aparecer após o 6º mês de gestação, ocasionado pela compressão do útero, dificultando a circulação sanguínea. Reduzir o uso do sal e de alimentos ricos em sódio, manter o peso adequado, evitar sedentarismo fazendo caminhadas moderadas.

VIVA LEVE e com muita energia está fase linda da vida de uma mulher, conte conosco e nossa equipe multidisciplinar

 

Texto por: Karina Lopes @karinalopesnutri

Atuação: Nutrição e Personal Cook

.

Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor

Rua Rio Grande do Sul, 135, Jd. Centenário – Mogi Guaçu/SP

Telefone: (19) 3861-1320

Whatsapp: (19) 97115-5287

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA