Com certeza você conhece alguém que sente ou já sentiu dores nos joelhos, se esse alguém não for você. Esta é uma das maiores queixas principalmente por parte de praticantes de atividades físicas.
Uma das maiores desordens musculoesqueléticas que causa dores nos joelhos, é a síndrome da dor patelo femoral (SDPF) que é caracterizada pela dor localizada anteriormente no joelho, a qual se exacerba durante a realização de atividades funcionais de alta exigência biomecânica como agachar, subir e descer escadas e permanecer sentado por longos períodos.
Como forma de tratamento, existem evidências favoráveis quanto ao fortalecimento do grupo Complexo Póstero Lateral do Quadril ( CPLQ ) como tratamento da SDPF. Os grupos musculares abdutores, rotadores laterais e extensores do quadril, ( ex: glúteo médio, mínimo, obturador externo, etc) são importantíssimos estabilizadores e sua fraqueza está diretamente relacionada a alterações no alinhamento dos MMII ( coxas/pernas/pés ), a qual pode resultar em disfunção na extremidade da articulação do joelho, e consequente desenvolvimento da SDPF, resultando em dor.
O fortalecimento dessa musculatura se torna indispensável para melhora da função articular, diminuição da dor, aumento da força e um retorno mais precoce as atividades físicas quando comparado a outros tipos de tratamento.
Texto e informações da nossa Educadora física e Personal Trainer Letícia Guimarães que atua com Pilates Funcional
Agende sua sessão, temos uma equipe especializada para te ajudar nas suas dores.
Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor
Rua Rio Grande do Sul, 135, Jd. Centenário – Mogi Guaçu/SP
Telefone: (19) 3361-1861 | Whatsapp: (19) 97115-5287