Neste artigo procuramos refletir a respeito do processo de enfrentamento das adversidades em nossas vidas. Desta forma, podemos pensar no processo de formação das pérolas, por exemplo. As pérolas são o resultado final da superação de um processo doloroso. Quando um grão de areia penetra na parte interna da ostra, inicia um trabalho para protegê-la ao cobrir esse corpo estranho.
Assim, uma pérola vai se formando! A pérola é uma ferida cicatrizada, a partir do enfrentamento de uma dor vivida! E em nossas vidas, não é diferente! Todos nós um dia vivenciaremos este processo de sofrimento e tristeza. Situações essas que podem deixar cicatrizes na alma, e mais do que isso, expressar essas dores em formas de isolamento, o “fechar-se”, na tentativa de se proteger das sensações difíceis de decepção, frustração, tristeza ou impotência diante de tais situações.
A dor só pode ser cicatrizada se a vivermos em sua integridade, ou seja, sem tentar negá-la! Nesse primeiro momento, é entrar em contato com a tristeza, com a dor, e se permitir vivenciá-la a fim de que se possa encontrar um novo sentido. Isso é ressignificar!!!
Em sua definição literal, ressignificar é dar um novo significado de algo ou alguém, em outras palavras, ao ressignificar você está retirando o afeto que aquela dor ou sentimento tem sobre você, ou seja, isto não lhe afeta mais!
É preciso dar um novo significado aquilo que lhe aflige, realizando tentativas de ressignificar em todos os momentos, a fim de ir rumo a mudança e ao crescimento. Existe dentro do ser humano uma capacidade e grande potencial para se transformar e renovar-se.
Contamos com uma equipe disposta a encontrar sua melhor versão, acreditamos em você.
Texto: Psicológa Suellen Cirino Madruga
Atuação com Psicologia Positiva
Centro Multidisciplinar Pilates&Movimento – Terapia de Dor
Aqui nós formamos uma equipe especializada no alívio da dor.
Entre em contato pelos telefones: ☎(19) 3361-1861 | 📲(19) 97115-5287