TERAPIA MANUAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA O ESPORTE

TERAPIA MANUAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA O ESPORTE

A Fisioterapia com as ferramentas da terapia manual, com muitos conceitos e técnicas, tem como objetivo além de tratar a causa efetiva do problema, trazer também a prevenção. Sabemos que um corpo livre é capaz de executar muitas coisas, e a probabilidade de se lesionar quando suas estruturas estão em perfeita harmonia é muito menor.

Quando algo não está “funcionando direito”, quando apresentamos falta de mobilidade em alguma estrutura, essa diminuição de mobilidade algumas vezes poderá gerar sintomas e repercussões em todo o corpo. Essas alterações podem ser sinalizadas através da dor ou perda da função.

No esporte essas repercussões tendem a ser mais graves, considerando que a realização dos gestos esportivos são de alta intensidade afim de aperfeiçoar a técnica.

Baseando-se no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo, a terapia manual tem sido uma grande aliada. Ao receber um praticante de atividade física com alguma queixa de dor o principal objetivo é investigar qual desequilíbrio está acontecendo e de onde está vindo.

É muito comum após as sessões os praticantes referirem não apenas melhora das dores, mas também melhora do sono, melhora no rendimento nos treinos, maior amplitude articular para execução do gesto esportivo entre outros relatos.

Vários efeitos neurofisiológicos são descritos:

  • Melhora da mobilidade (alta evidência)
  • Diminui os níveis de citocinas pró-inflamatórias e sensação de dor (Botelho et al, 2017)
  • Melhora a fadiga muscular (Harvey & Descarreaux, 2013)
  • Manipulação aumenta a excitabilidade corticoespinal, afetando a força e o controle neuromuscular (Christiansen et al, 2018)

 

Seguindo o princípio da tensegridade fascial, quanto maior for a capacidade de movimento angular de uma articulação maior será a força gerada pelo músculo e, portanto, o aumento da mobilidade melhora o controle motor, a potência, agilidade e performance.
Sem lesões e com um corpo equilibrado o praticante tende a render mais. Mantenha
seu corpo em condições ideais de treinamento.

 

Texto por: Fisioterapeuta Tamires Negri
Atuação: Terapia Manual/Osteopatia

 

Agende sua sessão ⤵
Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor
Rua Rio Grande do Sul, 135, Jd. Centenário – Mogi Guaçu/SP
Telefone: (19) 3861-1320 | Whatsapp: (19) 97115-5287

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA