VOCÊ SABIA QUE O PILATES PODE TE AJUDAR NA MELHORA DA PERFORMANCE E PREVENÇÃO DE LESÕES EM ESPORTES DE LUTA?

VOCÊ SABIA QUE O PILATES PODE TE AJUDAR NA MELHORA DA PERFORMANCE E PREVENÇÃO DE LESÕES EM ESPORTES DE LUTA?

Luta é considerada a atividade esportiva mais antiga do homem. Antes mesmo de ser considerada esporte, era usada como forma de defesa, ataque ou forma de demonstrar superioridade em relação a outro indivíduo.
A vasta diversidade de cultura e povos resultou em diversas modalidades de luta, entre elas:

  • Muay thai
  •  karate
  •  Jiu jitsu
  •  Boxe (pugilismo)
  •  Judô
  •  Taekwondo

 

Por ser uma atividade esportiva menos monótona e com grande gasto energético, auxiliar na força física e na conciliação mental e corporal do praticante, a busca por essas modalidade tem aumentado bastante.

Todas as modalidades de luta requerem força importante de estabilizadores tanto centrais quanto distais, daí a importância do treino global do lutador, independente de sua modalidade, pois, as demandas não se concentram em apenas uma certa estrutura corporal.

Desta forma, é sensato afirmar que o treino desses atletas ou praticantes deve ser também baseado na prevenção de lesões e agravos decorrentes à pratica.
Lesões mais comuns entre os praticantes de esportes de luta;

  • Contusões
  •  Fraturas
  •  Estiramentos
  •  Lesões ligamentares
  •  Luxações
  •  Entorses

 

É sabido que Joseph Pilates foi praticante de boxe e se inspirou também nas lutas para elaborar seu método.
O pilates pode trazer muitos benefícios para o atleta amador ou profissional, auxiliando na maior consciência corporal, ganho de estabilização global, entre outras habilidades importantes durante e após as competições.

Baseado na biomecânica do método e nas habilidades necessárias para um bom desempenho durante a prática da luta, pode-se afirmar que o método pilates tem potencial para ser utilizado com lutadores amadores e profissionais, indicado como atividade complementar, trabalha com o corpo de maneira uniforme e equilibrada proporcionando ao praticante de luta ganho de força, flexibilidade, estabilidade das articulações, estimulando os músculos profundos. Contribui além do tratamento de lesões, na preparação física através do treino de concentração, respiração e controle do movimento objetivando a melhora do desempenho.

A diversidade de exercícios que podem ser realizados através do método pilates nos aparelhos, no solo e com acessórios, permite um tratamento ou preparação adequados ao esporte.

O pilates é uma ótima opção para otimizar o desempenho no ringue ou no tatame, muitas vezes reeducando alguma movimentação que lhe traga dor, perda de força ou encurtamento.
Me conta aqui: Você já praticou algumas destas modalidades? È atleta de luta? Me conta quais suas dores, esperamos vcs!

 

Texto por: Fisioterapeuta e Atleta de Muay Thai Paula Couto
Atuação: Pilates ClinicoAgende sua sessão ⤵
Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor
Rua Rio Grande do Sul, 135, Jd. Centenário – Mogi Guaçu/SP
Telefone: (19) 3861-1320
Whatsapp: (19) 97115-5287

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA