Equilíbrio energético já ouviu falar sobre isso? A medicina tradicional chinesa explica

Equilíbrio energético já ouviu falar sobre isso? A medicina tradicional chinesa explica
Equilíbrio energético já ouviu falar sobre isso?

O que é para você se manter em equilíbrio? É se blindar de problemas? É não passar por dificuldade? É viver a vida toda em paz? Como vamos nos manter em equilíbrio com a vida que estamos vivendo?
Pois é, quando paramos para pensar sobre todas estas questões, talvez nos deparamos sem respostas. A vida é um aprendizado e a cada situação de dificuldade serve para que nós consigamos evoluir em ser uma pessoa melhor e mais sábia.
Vamos nos observar: Como estão seus pensamentos? Você tem sido uma pessoa negativa? Você tem tido muito raiva? Mágoa? Tristeza? Angustia? Todos este sentimentos existem e devem ser vividos, mas temos que deixar estes sentimentos irem embora, sem que eles fiquem dias, meses ou ate mesmo anos em nossa mente. Estes são sentimentos densos que nos adoecem, nos desequilibram.
Segundo os chineses cada órgão/vísceras são responsáveis por um sentimento. Vamos falar os 5 principais:

CORAÇÃO: É o órgão da alegria, um sentimento benéfico ao nosso organismo, mas como tudo em excesso é prejudicial, a alegria também. Aquela pessoa que sente “alegria excessiva, estimulação exagerada” gera sim um desequilíbrio energético ao coração.
O coração é considerado o mais importante de todos os órgãos, sua principal função é governar o sangue e os vasos sanguíneos e abrigar a mente. A medicina tradicional chinesa afirma que o coração e a residência da mente (Shen). O termo Shen indica o complexo mental que “residem” no coração.
Quando o coração é forte e o sangue é abundante, a atividade mental é normal, a vida emocional é equilibrada, a consciência é clara, a memoria é boa, o raciocínio é sagaz e o sono é restaurador. Quando o coração esta fraco e o sangue é deficiente, o individuo pode ter problema mentais e emocionais como depressão, déficit de memoria, raciocínio, insônia ou sonolência.

FIGADO: É o órgão da raiva, um sentimento que gera estagnação de energia do Figado, especialmente quando é reprimida, a raiva exteriorizada frequentemente gera calor no fígado, gerando assim patologias neste órgão e tornando-se um individuo mais agressivo e irritado. A medicina chinesa diz que um fígado saudável pode conferir resolutividade, espirito indomável e coragem ao individuo. Quando esta em desequilíbrio gera um individuo com timidez, falta de decisões, incapacitado de resolver problemas, falta de coragem e indeciso.

PULMÃO: preocupação ,magoa , tristeza afetem diretamente os pulmões. As preocupações tendem a “prender” a energia, enquanto a magoa e tristeza tende a esgota-lo. A ação em prender suas energias com preocupações pode ser percebida pela tensão dos ombros e do tórax.
Para os gregos os pulmões representam “o sopro da vida”, o ar puro que oxigena todo nosso corpo, melhorando todas as funções fisiológicas. Quando um pulmão esta em deficiência, o paciente se torna melancólico, entristecido, infeliz, depressivo, debilitando assim em uma má função fisiológica em todo seu organismo.

RINS: eles são referidos comumente como “Raiz da vida”, isto porque eles armazenam a Essencia Pré celestial, origina-se dos nossos pais que é pre estabelecida no momento da concepção: esta essência determina nossa constituição básica. Os rins determina nossa forca de vontade, nos trazendo intusiasmo, determinação, espirito de iniciativa e firmeza.
A essência dos rins determina o crescimento, a reprodução, o desenvolvimento, a maturidade sexual, a concepção, a gestação, a menopausa e o envelhecimento.

ESTOMAGO: pela medicina chinesa o estomago foi considerado como origem do “Qi (energia) do corpo”. O Qi se tornou sinônimo de prognostico favorável e da própria vida, enquanto “ausência do Qi do estomago” passou a ser sinônimo de prognostico desfavorável e morte. Independente da gravidade da doença, quando o Qi do estomago é forte, o prognostico é bom.
Neste ponto, é importante mencionar a influencia do estomago no estado mental. O excesso de energia do estomago pode causar confusão mental, ansiedade, angustia, hiperatividade e hipomania. Quantas vezes nos deparamos com momentos difíceis, onde perdemos o apetite ou ficamos compulsivos ao alimento?

Contudo, percebemos e concluímos o quanto nossas emoções interferem no funcionamento energético do nosso corpo. Quando buscamos uma alimentação saudável, exercícios físico, meditação, conseguimos fazer com que tudo se mantenha de maneira equilibrada.

MANTENHA SEU EQUILIBRIO, a Medicina Tradiconal Chinesa pode te ajudar
Agende sua sessão!

 

Texto por: Rayane Domingues
Atuação: Medicina Tradicional e Reiki
.
Centro Multidisciplinar Pilates & Movimento – Terapia de Dor
Rua Rio Grande do Sul, 135, Jd. Centenário – Mogi Guaçu/SP
Telefone: (19) 3861-1320
Whatsapp: (19) 97115-5287

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA