Osteopatia no Esporte

Osteopatia no Esporte
Osteopatia no esporte

A osteopatia e terapia manual pode ser uma ferramenta muito valiosa no tratamento, prevenção e rendimento de atletas profissionais e amadores.

O tratamento é feito através de técnicas que visam melhorar a mobilidade dos tecidos (músculos, articulações, ossos, vísceras, sistema nervoso, crânio e fascia). E é guiado pelo principio da autocura, que é determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer.

As técnicas utilizadas, no tratamento variam de acordo com o tipo de alteração corporal. Entre elas estão a mobilização articular, a manipulação articular, as técnicas para ponto-gatilho, as técnicas viscerais e cranianas (que alguns conhecem como craniossacral) entre outras.

Inicialmente é feito uma avaliação detalhada, através do histórico dos sintomas que será abordado e interpretado, mais alguns testes específicos, para saber a origem da dor do paciente e identificar os possíveis desequilíbrios biomecânicos.

É comum encontrarmos, tendinites, bursites, fascite plantar, pubalgias, epicondilite, entorses, lombalgias, estiramentos e etc. A maioria dessas “lesões” são secundarias, ou seja sua origem é de outra região.
No esporte devemos levar em consideração a realização dos gestos esportivos, que são normalmente em intensidade e repetições altas.

O objetivo inicial é a melhora da dor e função, após isso, auxiliar na melhora da performance do atleta no esporte.
Nesta fase planejamos um tratamento especifico para a modalidade, sempre pensando nas musculaturas que serão mais solicitadas; Quais estruturas precisam de mais estabilidade, mobilidade; Ou quais estrututas precisam estar relaxadas e/ou mais ativas. A idéia é preparar o atleta para que ele execute a atividade em seu rendimento máximo e sem dor.

Após cada sessão, muitas alterações serão geradas nos tecidos, como, alteração da pisada, posicionamento da cabeça, alterações posturais em geral, mobilidades da coluna, quadril e etc. O atleta precisa se adaptar com o “novo” corpo e assim modificar alguns padrões.
Se você pratica esporte, sendo amador ou profissional, procure um osteopata.

Texto por: Fisioterapeuta Tamires Negri

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA