Fibromialgia – como viver bem com o auxílio da acupuntura

Fibromialgia – como viver bem com o auxílio da acupuntura

A fibromialgia é uma síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos. Não apresenta uma ameaça a vida, mas causa prejuízos funcionais profundos, reduzindo a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença.

A pessoa que sofre de fibromialgia têm dores em várias partes do corpo, além de diversos outros sintomas, como rigidez das juntas, problemas de sono, fadiga e mudanças do humor, Sendo uma doença que não tem cura e possui poucas opções para o tratamento., que normalmente focam no alívio da dor e na melhora do bem-estar e da capacidade de fazer as coisas (funcionalidade).

A acupuntura é uma modalidade da medicina chinesa que utiliza agulhas finas para estimular certas áreas do corpo, comumente usada no alívio de vários tipos de dor, ela funciona reduzindo a inflamação, estimulando a liberação de analgésicos do próprio organismo, as endorfinas e acalmando o cérebro. A acupuntura é segura e pode oferecer um alívio importante dos sintomas da fibromialgia.

Embora as causas da fibromialgia não seja bem compreendidas, os dados da literatura sugerem que a inibição descendente ineficaz do sistema nervoso central pode causar uma modulação anormal dos estímulos sensoriais, ou seja, estímulos normalmente indolores começam a causar grandes desconfortos.

A acupuntura é capaz de aumentar a função dos sistemas orgânicos responsáveis pela de inibição da dor e, portanto, pode ser benéfica para pessoas com fibromialgia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a acupuntura para fins terapêuticos como um mecanismo plausível da analgesia por seu efeito no sistema nervoso central e conseqüente regulação de neurotransmissores e hormônios. A ativação resulta em uma cascata de endorfinas moduladoras da dor, serotonina e noradrenalina, que contribuem para a analgesia.

E além de agulhas, pontos de acupuntura ou outros pontos mencionados acima podem ser estimulados usando calor (como moxabustão), com corrente elétrica (conhecida como eletroacupuntura), usando pressão mecânica (acupressão) ou usando laser (laser acupuntura). Considerando que nenhuma abordagem sozinha teve bons resultados no tratamento da fibromialgia segundo a literatura, e que a acupuntura já tem sido usada para tratar dor crônica por mais de dois milênios na china, essa pode ser mais uma das boas opções para que sofre com essa doença.

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA