O poder anti-inflamatório dos alimentos

O poder anti-inflamatório dos alimentos

Açafrão

O açafrão da terra (Curcuma longa) também conhecido como cúrcuma ou gengibre amarelo, é uma planta originária da Ásia, pertencente à família do gengibre, cuja raiz dá origem à especiaria de cor amarela intensa.

Tem como princípio ativo a curcumina, que inibe a ativação de uma substância responsável pela expressão genética de substâncias pró-inflamatórias, além de inibir a COX-2, tendo o seu efeito comparado a medicamentos anti-inflamatórios.

Essa especiaria é amplamente utilizada como condimento na culinária para dar cor, principalmente na Índia. Tem um potente efeito anti-inflamatório. Atua na modulação das dores musculares, e ainda tem efeito antioxidante auxiliando a modular os radicais livres gerados durante o exercício, além de auxiliar as dores de artrite, na memória, no processo de destoxificação hepática e controlar diabetes. A combinação de açafrão com pimenta do reino aumenta a absorção de seus compostos benéficos.

Na gastronomia pode ser incluído em sopas, arroz, frango, peixe, ovos, legumes e outras preparações.

Canela

A canela é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo. A canela é uma ótima especiaria para utilizar em sobremesas, além de auxiliar a reduzir a vontade de comer doces. A parte utilizada é a casca da canela.

Ela tem efeito termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo e auxilia a queima de gorduras, além de auxiliar na modulação do colesterol, tem uma potente ação anti-inflamatória atuando principalmente na dor muscular. Os benefícios da canela ainda auxiliam no controle de picos de insulina ao longo do dia. Sua atividade antioxidante é extremamente alta, e o óleo de canela tem propriedades antibacterianas, antifúngica e na redução das dores de artrites.

Sugestão de uso: preferencialmente na forma de pó sob frutas e mingaus, mas pode ser encontrada também como rama para fazer chás.

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Marcos

Marcos Paulo Delfino

Estudante do 5º período de Educação Fisica pela FHO – Uniararas

Formação em Pilates Solo e Aparelhos.

Atuação Profissional:

Bruna

Bruna Gineste

Fisioterapeuta, formada pela Fundação Herminio Ometto – UNIARARAS

Atuação profissional: pilates para indivíduos com dor crônica, pós e pré operatório e fisioterapia.

Atuação Profissional:

Thais

Thais Delfino

Fisioterapeuta, Mestre em Avaliação e prescrição de exercícios – UTAD Portugal, especialista em Treinamento Funcional e Pilates Clinico

Responsável técnica PILATES&MOVIMENTO

Atuação profissional: avaliação e prescrição de exercícios para indivíduos com Dor Crônica na melhora da saúde e bem esta geral, bem como retorno ao esporte. Fisioterapia em ortopedia no pré e pós-operatório e pilates clínico.

Atuação Profissional:

Ana Lívia

Ana Lívia Diegues Gomes

Fisioterapeuta, formada pela PUC CAMPINAS, especializada em saúde da mulher e mestranda pela UNICAMP.

Atuação profissional: fisioterapia uroginecológica, saúde da mulher e o acompanhamento gestacional que envolve: obstetrícia e doula.

Atua como:

Nathália

Nathália Lamari

Fisioterapeuta formada pela Puc Campinas, Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), Pós graduada em Ergonomia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Terapia Manual (Mulligan Concept).

Atuação Profissional:

Eduardo

Eduardo Rodrigo Fabrício

Profissional de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e fisiologia do Exercício e emagrecimento – UFSCAR e Biomecânica

Atuação profissional: emagrecimento, ganho de massa muscular e performance para atletas da vida real (saúde e bem-estar geral) e amadores, dor crônica e pós fisioterapia.

Atuação Profissional:

1ª Oficina Dor Crônica

27 e 28 de Abril – PILATES CLÍNICO

SEMANA: POR QUE DÓI?

2ª OFICINA DE DOR CRÔNICA